Sinaia. Cidade de elite da Romênia em um processo contínuo de modernização e inovação
Sinaia, a cidade das elites e também a pérola dos Cárpatos, está em contínuo processo de modernização e inovação desde 2014-2015 para que este resort possa recuperar o brilho que sempre teve. O projeto mais importante e de maior dimensão no Sinaia foi a reabilitação de infraestruturas urbanas, nomeadamente Via SINAIA - Light green design. O projeto foi realizado pelo Prefeito Vlad Oprea em conjunto com os seus colegas, no valor superior a 20.000 euros, e a sua duração de execução foi de 48 meses e 8 dias (24.12.2011-31.12.2015), local de execução sendo Carol I Boulevard.
Os materiais utilizados, os objectos de mobiliário urbano são da melhor qualidade, mesmo a nível europeu, inspirados nas grandes cidades europeias. A primeira zona pedonal reabilitada foi a praça em frente à Câmara Municipal. Tem a forma de um anfiteatro, um local para relaxar, todo o mobiliário urbano é novo, feito em ferro fundido, existe também uma zona verde. É um grande prazer passear no Boulevard Carol I, principal e central avenida do Sinaia. Pavimentos de granito de cores diferentes foram restaurados; um passeio com lindos plantadores. Toda a mobília foi encomendada especialmente para Sinaia. Espera-se que, com o tempo, Sinaia seja comparada à cidade de Monte Carlo. São painéis turísticos com pôsteres com os grandes eventos que a cidade possui; eles são feitos de ferro fundido maciço e extremamente durável. A segunda área reabilitada que nós, humanos, estamos encantados é a sua beleza, é a Praça George Enescu. As estações rodoviárias também foram reabilitadas e estão equipadas com painéis informativos que mostram quais os autocarros que passam por cada estação, os seus horários, também durante a tarde / noite em que estão iluminados.
Todas as plantas e flores foram introduzidas através do projeto europeu. Não foram instalados na cidade através do orçamento local, mas através do projeto europeu, e o financiamento não reembolsável foi de 98%. Os famosos relógios foram criados especialmente para o Sinaia e mantiveram a sua autenticidade, as marcas do passado. A tecnologia moderna foi combinada com a arquitetura espetacular da realeza e do passado. Os ônibus são novos, modernos, possuem plataformas para pessoas com deficiência e uma parte especial no meio para armazenamento, como esquis, bagagens. Zona do grande Centro Comercial Carpati, a zona do Centro Comercial possui um mobiliário urbano especial, encomendado e feito de forma personalizada na Espanha, Barcelona, com uma arquitectura moderna e cubista. No Sinaia existem cerca de 70 câmeras que funcionam 24/24, monitorando a área central, o centro cultural, o hospital infantil, o museu da cidade, o parque da cidade, toda a prática da cidade.
Outro ponto importante da cidade são as rotatórias. Fluidiza a circulação, mas, ao mesmo tempo, embeleza a região e obviamente a cidade de Sinaia, estas tendo como dotações fontes artesianas, plantas, flores. As 4 rotundas são: no cruzamento, ou seja, na entrada do centro, a da Praça de Aosta, na entrada do Casino e a da entrada do Castelo de Peles. Sinaia tem vários eventos que ajudam a divulgar a cidade: o Festival Histórico do Automóvel, o Troféu Sinaia, o Sinaia Para Sempre. Há também cabines telefônicas vermelhas, que levam ao Reino Unido e Londres. Eles dão outro colorido à cidade e espera-se que, no futuro, as cabines se tornem minicentros de informações turísticas. São personalizados com o logotipo da cidade e o letreiro INFO, por se tratarem de quiosques de informações. Dimitrie Ghica Park, um dos lugares mais importantes da cidade. Existem bancos, espaços verdes, parques infantis para crianças, para adultos (espaço de fitness). São 10 câmeras, embaladas para que as pessoas possam beber água doce diretamente das nascentes do Sinaia. São mais de 100 novas vagas de estacionamento, mas também um sistema de iluminação extremamente inteligente.
Cada poste é conectado ao GPS e pode ser controlado remotamente. Mostra qual intensidade de luz precisa ser usada. Se a noite não circula no Boulevard Central, os carros não circulam, a intensidade da luz diminui e a intensidade aumenta apenas quando o fluxo do tráfego também aumenta. Os 3 bancos serpentinos, como uma estrada, foram encomendados em Barcelona especialmente para o Sinaia, proporcionando uma área de descanso e relaxamento ao ar livre. Da saída do parque é possível avistar a cidade de Sinaia em todo o seu esplendor, sendo a mais bela vista do centro da cidade. Em 2016 foi inaugurada uma nova gôndola, que começa da altitude de 1400 e atinge a altitude de 2000. Também consideramos a instalação de um novo hospital, a construção de um berçário, empregos, novas moradias, novos estacionamentos e outros investimentos em diferentes áreas e especialmente nas áreas principais, nomeadamente saúde, educação e desporto ao longo dos anos que se seguiram.
Durante a pandemia de coronavírus, em abril de 2020, o prefeito de Sinaia, Vlad Oprea, improvisou um sistema de desinfecção para a cidade inteira. Ele usou canhões de neve para desinfetar a cidade de Sinaia. Esses canhões pulverizavam desinfetante de até 30 metros de comprimento.
Em 2015-2016, foi concebido e aplicado o projeto “365”, ou seja, “Sinaia 365”. Este projeto partiu da ideia de que no Sinaia, todos os dias do ano, as pessoas têm o que ver e fazer no Sinaia. Há todo o tipo de actividades desde um simples passeio no parque ou no centro da cidade, visitando museus, até uma caminhada na montanha e no inverno o esqui vai até à primavera, no início. No futuro, haverá um parque SMART em Sinaia. Espera-se que Sinaia se torne uma cidade SMART. O parque terá playgrounds modernos, áreas de descanso, e os bancos também serão eficientes, SMART no sentido de que terão painéis solares embutidos, os telefones poderão ser carregados no banco, haverá becos equipados com wi-fi grátis. Além disso, certas ruas / becos da cidade serão reabilitados. Também serão adquiridos 10 ônibus híbridos para minimizar a poluição, que não é muito alta, mas ainda existe. “Sinaia 365” foi concluído em 2015. Este é um álbum criado para promover, revitalizar e preservar a cidade. O álbum de fotos oferece uma representação única e abrangente do patrimônio material e cultural de Sinaia. É impresso em 1.500 exemplares e inclui enquadramentos culturais, artísticos, arquitetônicos e paisagísticos ao longo de um ano. A duração deste projeto foi de 4 meses. O valor total do contrato de financiamento foi de aproximadamente 65.000 lei. (RON)
A campanha "Verde Bruto" acontece todos os anos, onde absolutamente todos os cidadãos, autoridades, saem para as ruas e limpam todos os lugares. Recolher absolutamente todo o lixo da cidade, mantendo uma limpeza adequada.
O Sinaia está a dar mais um passo no sentido da modernização, num futuro próximo, com fundos europeus, nomeadamente o Stirbey Park. O projeto tem um valor aproximado de 1,6 milhões de euros. Sua ideia tomou forma em torno da Capela Católica Romana Sitrbey a partir do desejo de trazer de volta à vida, do ponto de vista paisagístico e arquitetônico, uma área em degradação. Um sistema de becos será construído para permitir uma subida suave da encosta do fundo do jardim. A área terá playground e anfiteatro. As vielas serão em pedra basáltica, fáceis de transitar por pessoas com deficiência, idosos e até crianças. Eles também terão faixas de guia para cegos em todo o seu comprimento. O parque contará com sistema de irrigação equipado com sensores de umidade e operação automatizada.
Fonte da foto: internet
Fonte de informação: programas de TV, vários materiais de vídeo
























Comentarii
Trimiteți un comentariu